Um dia amineirado com galinhada no quiabo, cerveja gelada e paierinho

sábado, 31 de outubro de 2009
Hoje bateu uma vontade féla da puta de comer uma galinhada com quiabo, ô sodades de Minas.

Porém, sou muito newbie para fazer coisinhas mineiras: sei apenas comê-las. Mas, se fome urge, lá vamos nós.

Pra variar, pesquisei umas receitas no Google, reuni os ingredientes e rumei ao mercado. Como é difícil encontrar galinha caipira, acabei trazendo um frango inteiro. O foda é que eu mal tinha me deparado com o bicho inteiro e já defunto, e menos ainda tinha limpado frango nenhum, imagine. Enfim, fui cortando, arranquei a pele e, entre uma cerveja e outra, não é que o camarada até fumou um paierinho:

Mas, pois bem, vamos ao ponto:

Galinhada com quiabo

1 frango inteiro
750gr de quiabo
2 cebolas roxas
2 blocos de caldo knnor de galinha
5 dentes de alho
um maço de cheiro verde

Mó'de preparar

Vá preparando o quiabo numa panela de barro (é, tem de ser chique núrtimo pra tê-la). É bem simples. Após ter picado todo o quiabo e ter jogado o suco de um limão (e ter deixado descansar por uns 15 minutos), frite um bocado de alho na panela e jogue o quiabo. Após quinze minutos que estiver no fogo, comece a fazer o frango:

Numa panela de pressão, frite a cebola até ficar meio queimada, jogue o cheiro verde devidamente picado e depois o frango que você limpou e cortou em pedaços apropriados.
Dissolva os dois tabletes de caldo knnor em maomeno meio litro de água e despeje na panela. Tampe e deixe cozinhar por uns 13 minutos.

Abra a panela de pressão, veja como está; o frango deve estar cozido; senão, tampe novamente e deixe mais um pouco. Se precisar cozinhar mais, desligue o quiabo. Quando estiver pronto, despeje o frango na panela de barro e cozinhe por uns dez minutos para misturar os sabores. Deixe descansar por uns dez minutos enquanto você tira fotos

Para acompanhar, faça um angu (paulistas o chamam de polennnta) e uma farofa baiana (derreta manteiga numa panela, jogue farinha de mandioca e sal e misture até dourar).

Sirva-se no fogão:


3 comentários:

  • Com direito a Panela de barro e tudo?!? Uau!!!

    Bjo

  • Jorge

    Muito bom o seu blog, gostei mesmo.
    Tenho um pequeno blog de culinária caseiro, se quiser conferir depois o endereço é http://receitasdonego.blogspot.com.
    Um grande abraço,

    Jorge S.

  • Se fico bão num dá pra sabê não, mais que o sutaque é pra lá de bão ah! isso é!!!!!!!!
    Henrique - ricodacruz@gmail.com

  • Postar um comentário